sexta-feira, 8 de maio de 2009

NÃO ESQUEÇAM!!!!



Amanhã,sábado, ao meio dia (horáriodo Brasil) estaremos no ar com o PROGRAMA PALAVRA DE MULHER

QUE VAI AO AR PELA RÁDIO AMIGA FM DE SALTO 105,9

E TEM O APOIO DO CLUBE DA MÚSICA DE CAMPINAS


E DO ATELIER MOÇA BONITA ,EM SALTO.


PARA VOCÊ QUE NÃO ESTÁ NA REGIÃO ACESSE:


E fale conosco pelo msn



Até lá!!

Aline Romariz e Marise "Mell"

QUINTANA E SEUS QUINTANARES...


"Olho em redor do bar em que escrevo estas linhas. Aquele homem ali no balcão, caninha após caninha, nem desconfia que se acha conosco desde o início das eras. Pensa que está somente afogando problemas dele, João Silva... Ele está é bebendo a milenar inquietação do mundo!"

Mário Miranda Quintana - Natural de Alegrete, RS. É o poeta das coisas simples (e um dos meus preferidos). Despreocupado em relação à crítica, fazia poesia porque sentia necessidade, segundo suas próprias palavras. Quintana nasceu em 1906 e morreu em 1994 com a mágoa de não ter entrado para Academia Brasileira de letras,apesar de ter sido indicado por três vezes.Na última vez,quando soube que não foi agraciado com o fardão dos imortais, ele escreveu assim:


Poeminho do Contra

Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho,

Eles passarão...Eu passarinho!


Mário Quintana




"Quem faz um poema abre uma janela.Respira, tu que estás numa cela abafada,esse ar que entra por ela.Por isso é que os poemas têm ritmo- para que possas profundamente respirar.Quem faz um poema salva um afogado."



SE EU FOSSE UM PADRE


Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,

não falaria em Deus nem no Pecado

— muito menos no Anjo Rebelado

e os encantos das suas seduções,


não citaria santos e profetas:

nada das suas celestiais promessas

ou das suas terríveis maldições...

Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,


Rezaria seus versos, os mais belos,

desses que desde a infância me embalaram

e quem me dera que alguns fossem meus!

Porque a poesia purifica a alma...

e um belo poema — ainda que de Deus se aparte —

um belo poema sempre leva a Deus!


Mário Quintana


FRASES


"A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas."

"A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!"

"A poesia não se entrega a quem a define"

"A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda."

" Quantas vezes a gente,em busca da ventura,Procede tal e qual o avozinho infeliz:Em vão,por toda parte,os óculos procuraTendo-os na ponta do nariz!"

"Não te irrites, por mais que te fizerem...Estuda, a frio, o coração alheio.Farás, assim, do mal que eles te querem,Teu mais amável e sutil recreio..."

"Se as coisas são inatingíveis... ora!Não é motivo para não querê-las...Que tristes os caminhos, se não foraA presença distante das estrelas!"

"O milagre não é dar vida ao corpo extinto,Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo...Nem mudar água pura em vinho tinto...Milagre é acreditarem nisso tudo!"

"Há duas espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos."

"Mas que susto não irão levar essas velhas carolas se Deus existe mesmo..."

"Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove - não poderão ir para o Céu! Lá faz sempre bom tempo..."


Esse é um breve relato da história desse poeta que sempre me encantou.

Aline Romariz
*Quintanares foi como Machado de Assis,carinhosamente intitulou os textos de Mário.

O POVEB DE ALUIZIO REZENDE


O QUE É O POVEB?

O Poveb é um movimento cultural que se propõe a dotar a Barra da Tijuca(Rj) de um palco regular (que não existia antes de 10/11/2006) para a apresentação de poetas representativos da poesia carioca contemporânea, bem como de poetas do bairro e de qualquer parte do país. Com isso procuramos disseminar a cultura, favorecer a sua democratização e levar as pessoas a refletirem sobre a sua condição de vida, já que a poesia encontra-se, a nosso ver, em quaisquer nichos da alma humana que possam caracterizar as diferentes parcelas de uma existência.


A CRIAÇÃO

O Poveb foi idealizado e fundado por Aluizio Rezende (engenheiro, escritor, poeta) e Mariangela Mangia (educadora e professora) em meados de agosto de 2006.
Moradores da Barra da Tijuca e, tendo em vista o envolvimento cada vez maior de Aluizio Rezende com os eventos poéticos no Rio de Janeiro, a partir de 2005, o casal resolveu criar um movimento que objetivasse a implementação das atividades culturais no bairro, favorecendo a democratização da cultura. A idéia surgiu também do fato de a Barra, talvez devido a presença de seus grandes “shoppings” e condomínios de luxo, ter sido estigmatizada como um bairro onde as atividades culturais estivessem relegadas a um plano inferior. O Poveb veio para mudar essa noção.



PÚBLICO-ALVO

O nosso público-alvo abrange as diversas faixas etárias, a partir dos 7 anos, incluindo também as diversas camadas da população. Valemo-nos do pressuposto de que a poesia, principalmente, manifesta-se na favela ou no asfalto com a mesma grandeza, assim como pode ser veiculada por adultos e crianças com a mesma grandiosidade.



ATIVIDADES

As pessoas dizem seus poemas, ou de seus autores preferidos, lêem suas crônicas ou pequenos contos, nos intervalos ouvem música e podem se deparar com números de ballet promovidos por uma escola de dança convidada ou uma exposição de quadros de algum artista plástico conhecido ou que conheçamos. As pessoas podem também lançar seus livros de poesia ou de prosa durante os eventos.



EVENTOS


Realizamos então o primeiro evento (Poveb 1), o evento inaugural, no Piano Bar do Clube do Condomínio Novo Leblon, na Barra da Tijuca, em 10/11/2006. O Novo Leblon tem sido a nossa casa desde então, disponibilizando-nos não apenas um, mas outros espaços dentro do condomínio. Desse oferecimento não nos esquecemos nunca. E sempre estaremos agradecidos.
No primeiro ano de existência a nossa atuação não se limitou à Barra da Tijuca. Realizamos eventos fora do Rio de Janeiro, como na AFEA (Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos), na Praia de Itacoatiara, Niterói; na Universidade Severino Sombra, em Maricá; e no GAM (Grupo de Artistas de Maricá), também em Maricá. Estivemos ainda em Santa Teresa e Campo Grande, em eventos específicos de poesia nesses bairros do Rio.
No segundo ano de vida (2008) continuamos também atuando fora da Barra da Tijuca, devendo ser ressaltada a excursão à cidade mineira de Passa Quatro, na Serra da Mantiqueira, organizada pelo Poveb para o SEERJ (Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro), e o show de poesia e música que apresentamos no Hotel Yledaré, em Miguel Pereira, RJ, em três módulos: “Mulher entre Fatos e Atos” (de Neudemar Santana e Vânia Moraes), “Conversa Proibida” (de Flávio Dórea e Sérgio Gerônimo) e “Amores na Inconseqüência” (de Mariangela Mangia e Aluizio Rezende).
Em 10/11/2007 completamos o nosso Primeiro Aniversário, com o lançamento da Primeira Coletânea do Poveb, um livro reunindo poemas dos poetas mais assíduos aos eventos do movimento.
No ano de 2007 fomos agraciados com o Prêmio ALAP Cultura 2007, concedido pela Academia de Letras e Artes Paranapuã. Enquanto que em 2008 fomos indicados para o recebimento do Prêmio Expressão Cultural 2008, concedido pela Coordenadoria Regional de Educação da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Em 13/01/2009 recebemos comunicado da Coordenação-Geral de Livro e Leitura do Ministério da Cultura, dando conta da seleção do Poveb no I Concurso de Pontos de Leitura 2008 (Edição Machado de Assis). A partir daquele momento o nosso movimento torna-se reconhecido pelo Governo Federal como Ponto de Leitura, passando a fazer parte da Rede Biblioteca Viva, “plataforma virtual de acompanhamento, interlocução e interação das iniciativas de livro e leitura por todo o Brasil”.
Tais distinções são o resultado do esforço que realizamos no sentido de atuarmos como promotores da cultura em nosso Estado e Cidade, com possibilidade de ampliarmos essa atuação pelo país. Tendo por objetivo a conscientização das pessoas a partir do seu acesso às diversas formas de cultura, com a preponderância da poesia.
Em 10/11/2008 completamos dois anos de existência e a comemoração se deu no dia 07/11/2008, no Piano Bar do Clube do Novo Leblon, com o lançamento da Segunda Coletânea do Poveb, reunindo, como a primeira, poemas dos poetas mais assíduos no período aos eventos do movimento. Na oportunidade recebemos das mãos da poeta Denize Vieira o Certificado de Responsabilidade Cultural 2008, concedido pela ABRACI, Associação Brasileira Sócio-Cultural de Apoio à Cidadania.


ALUIZIO REZENDE

http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=7405