domingo, 14 de junho de 2009

DISCRIMINAÇÃO,SILÊNCIO E INCOERÊNCIA...

"Você diz mongolóide ou mongol. Nós dizemos síndrome de Down. Seus amigos preferem chamá-lo de Bruno.”
O folheto com a frase e uma foto linda do filho do meio de Gilberto di Pierro, o Giba Um, também pai de Gilberto e Bianca, revolucionou a visão que o Brasil tinha dos downs. Na época, duas décadas atrás, eles eram chamados de mongolóides até por médicos e instituições especializadas, como as Apaes. Receber a notícia de ter um filho “mongolóide” – o Bruno da foto, hoje com 22 anos, inteirão, levando a vida numa boa, da sua maneira – foi difícil, mas Giba, então (e ainda hoje) um famoso colunista social, resolveu lidar com ela do jeito que sabia, usando a comunicação. Fundou o Projeto Down para incentivar pesquisas e levar informação a médicos, assistentes sociais, mães e pais de todo o país, principalmente aqueles mais sem recursos.
* O folheto de Giba um,me incentivou a olhar para essas pessoas e aprender com elas,muito mais que ensiná-las.. Já era a vida me preparando para receber uma pessoa pra lá de especial,o meu Caio.Eu como mãe de deficiente,já enfrentei discriminação e muito preconceito .Já imaginou você tendo de silenciar quando alguém fere um ser que você ama?
Talvez você não tenha noção,por que não viveu a situação na prática.Talvez se cale por que você e os seus estão dentro dos padrões que a sociedade dita como "NORMAL". Incoerente ter uma religião e se compadecer com as maldades do mundo e não fazer nada para que elas não aconteçam. Feio calar-se e postar-se no cômodo muro do não-tenho-nada-com-isso e assistir de camarote à luta de seres humanos pelo RESPEITO que é assegurado por lei.
Definitivamente,silêncio e incoerência não fazem parte do meu vocabulário. Eu nunca vou ser da turma do "deixa-disso". Eu quero um mundo melhor para os que vieram antes , comigo e depois de mim,pessoas capazes de se indignarem,de serem justas . Que saiam dos bancos das igrejas e coloquem as teorias em prática.
Eu quero a coêrencia de crianças sorrindo em parques de igualdade.Não quero ter que definir meus amigos pelas deficiências que têm,pois existem as aparentes( que creiam,são as menores) e as que se camuflam de um egoísmo mórbido,capaz de ferir , subjugar e silenciar.
A mim não interessa a paz que me desrespeita,a hipocrisia da incoerência,a ajuda que não me ajuda.A falta de educação. A mim interessa abraços e sorrisos sinceros. Gente capaz de ser gente. Que aprenda com seus erros,que se ofereça de coração aberto (e não cobre por se oferecer) a causa que não é sua,mas que um dia poderá ser.
Nunca esperem de mim o silêncio,pois é coisa que não sei fazer.Eu respeito e exijo ser respeitada.A religião que professo é a do amor . Eu luto pela dignidade .Já pararam para saber o verdadeiro sentido dessa palavra?
ALINE ROMARIZ