segunda-feira, 2 de novembro de 2009

GAZETA DO CAMBUÍ 18/10/2009




Ativista cultural




Jornada da escritora começa às cinco da manhã, em um confortável apartamento na Guilherme da Silva



Entre copos de Coca-Cola e maços de Marlboro, a poeta Aline Romariz acabou por viciar-se em computador. A dependência chegou a tal ponto que ela já não sabe mais escrever com lápis e papel - pelo menos quando o assunto é literatura. "Acordo todos os dias antes das 5h e já começo a escrever no computador. Há alguns anos isto era impensável" , conta a alagoana de 47 anos, que há seis reside num confortável apartamento na Rua Guilherme da Silva.



Render-se à praticidade da tecnologia não lhe tirou o antigo sonho de publicar em papel. Ano passado reuniu os poemas que postava em seu blog no livro Nua. O título, aliás, é uma autodefinição. "A alma do poeta é nua" .



Sonho realizado, vida segue em forma de pixels. "O mais interessante de escrever na internet é a possibilidade de manter contato com gente de todos os lugares do mundo. Em setembro, por exemplo, a maior parte dos acessos do meu blog foi de pessoas dos Estados Unidos" , revela.



A exemplo dos acasos que movem seus poemas, Aline aterrissou em Campinas quase sem querer. "Me mudei para cá por causa do trabalho do meu marido. No começo, achei que não iria me adaptar. Hoje, grande parte do que eu escrevo tem a cidade, principalmente o Cambuí, como tema" , diz.



Mas trocar as belas praias de Maceió pela agitação urbana de Campinas não foi a tarefa mais difícil que Aline já enfrentou na vida. Apresentadora de um programa de rádio na cidade de Salto e organizadora de saraus, ela está à frente de uma interminável batalha para promover cultura. "Mais do que tudo, sou uma ativista cultural" .



Femininas



Lutadoras incansáveis

idealizando utópicos devaneios

Sem Adão...costelas ou não...

Joanas, Anas, Teresas

Heloisas, Luizas...

Sempre há de haver

uma mártir ou guerreira

na busca incessante

do intransitivo verbo...

Ou carne ou corpo

de alguma Maria,

nas esquinas da vida;



Leia mais:

http://www.alineromariz.com/














Resolução mínima de 800x600 © Copyright 1996 - 2003,