terça-feira, 26 de maio de 2009

O lado poeta de Zé Rodrix...





ZÉ RODRIX nasceu no RJ mas morava em SP fazia 25 anos: aqui acabou desenvolvendo todos os seus talentos. Fez música, cantou, produziu, criou publicidade, inventou teatro, dirigiu cinema, escreveu livros,participava e incentivava os poetas malucos do Sopa de letrinhas, já tinha lançado três volumes da TRILOGIA DO TEMPLO ( Ed. Record) Não confundia letra de música com poesia, porque dizia que as duas eram territórios e ferramentas muito diferentes uma da outra: mas de vez em quando quando a Musa da Poesia lhe fazia uma vista, ou pelo menos dava uma ligadinha pro seu celular, se arriscava a poetar.



O auto-necrológio de Zé Rodrix


Há alguns anos, gostaria de ter a causa-mortis preferida de meu pai: assassinado aos 98 anos de idade com um tiro dado por um marido ciumento que o tivesse pego em pleno ato... mas hoje não mais. Pode ser de fulminante ataque cardíaco, dentro da minha biblioteca, perto o suficiente da familia e dos amigos mas afastado o bastante para que, alertados pelos cachorros da casa, já me encontrem morto, com um sorriso nos lábios. Pode sepultar-me em pleno mar, sob a forma de cinzas, já que nao poderei ser sepultado in totum no jardim da minha casa. Se conseguirem isso, no entanto, que nao cobrem entradas para visitação, à moda do irmão da princesa: deixem que além das pessoas os passarinhos e os animais da casa se refestelem no lugar, renovando diariamente o eterno ciclo da Natureza. Ao enterro devem, através de convite formal, comparecer todos que foram aos meus lançåmentos de livro: nada mais parecido com um velório do que isso. Peço parcimonia nos efluvios emocionais: já as risadas devem ser francas e sem limite. Creio inclusive que prepararei com antecedencia uma fita de piadas gravadas para animar o velório e manter o pessoal na boa. Como dizia o Bozo, "sempre rir, sempre rir...." Lá só deixarei a mim mesmo: mesmo os inimigos que comparecerem para ter certeza de que estou realmente morto podem voltar para casa em paz. Nao pretendo puxar a perna de ninguém à noite e nem assombra-los depois de morto. Já os amigos podem contar comigo: havendo vida após a morte, volto para avisar, da maneira mais prática e menos assustadora que me for possivel. A cremação deve ser feita depois que todos forem embora cuidar de seus próprios afazeres: enfrentar as chamas do forno terrestre ja será um grande introito para a vida eterna. Se conseguir, tentarei ser crooner da grande Orquestra de Jazz do Inferno, vulgarmente chamada de SATANAZZ ALL-STARS: como já vou chegar lá tenente ou capitão, dada a minha imensa taxa de maldades realizadas sobre a Terra, creio que nao será dificil. Meu castigo certamente será cantar MPBdQ por toda a eternidade, mas mesmo com isso ainda se pode encontrar algum prazer, assim na terra como no inferno....é o que veremos a seguir. No enterro podem tocar de tudo, menos as músicas que eu tenha feito. Minha morte servirá certamente para que se livrem não apenas de mim mas também de minhas obras. Os herdeiros também nao merecem ouvi-las, sabendo que nada herdarão de minha lavra, porque, sendo eu adepto da política do VAI TRABALHAR, VAGABUNDO, como meu pai fez comigo, já tomei providencias para que essas músicas não lhes rendam nem um tostão furado. Sendo um velório moderno, recomendo músicas de carnaval antigo, as indiscutíveis, claro, com algumas discretas serpentinas e confetes jogadas sobre o caixão, fechado, naturalmente. Morrer num Sábado à tarde, ser enterrado num Domingo antes do almoço, e estar completamente esquecido na manhã de Segunda, sem atrapalhar a vida profissional de ninguém: eis a perfeição que desejo na minha morte.


Zé Rodrix
* O Zé mandava para o Vlado Lima, do sopa de letrinhas, os escritos que queria que fossem colocados em nossa I Antologia(The Books is on the table) e seu "auto-necrológico" foi um deles.Ele estava fazendo shows para que juntassemos dinheiro para publicar o livro.
Aline Romariz

17 comentários:

  1. ESSA MENINA,ESSA MENINA!! Essa menina é a dona dos olhos cor de burro quando foge mais lindos que já vi no mundo.Obrigado pela deferência Aline.Pela música, pela publicação, enfim...Por tudo.Obrigado por me aturar as 5 d matina (hehehe) e se não vier sexta,já sabe,né?Adoro quando vc chega e fala nordestinamente:Vado!Tô aqui,viu?

    ResponderExcluir
  2. Pois é...Legal,né? Grande Zé Rodrix! Bom dia,meninas.

    ResponderExcluir
  3. Temos que levar assim... Na descontração como ele sempre fazia. O homem mandou nóis trabalhar... Nóis trabalharemos. Já sabe! Sexta no Sopa nóis se encontra!! E diz pro Vlado que seus olhos são de um verde amarelado inconfundível(hahaha).E lindos,diga-se e passagem.

    ResponderExcluir
  4. Gostei, Aline!! A música,o texto é bem a cara do "Sopa"... Risos e descontração e poesia da boa. Salve nós! Poetas loucos do Sopa de letrinhas!Adorei seu blog. Venho sempre.Ah! "Seus olhos... São duas contas pequeninas" Esses homens,viu?

    ResponderExcluir
  5. Ele já dizia:"soy latino americano e nunca me engano.." e quase acertou até o dia,não é? Poxa.Aline e Marise,bom dia fofinhas. Amo vcs.

    ResponderExcluir
  6. Gente! A "bagaça" hoje tá boa,heim! Tô me sentindo no Sopa. è uma prévia de sexta? Sava!!! nóis vai ,nóis vai!!Alinezinha,poeta linda... vc é demais da conta de sensível. Gostei muito.E que olhos!!! kkkkkkkkk Eita "vou correndo pro trabalho..."

    ResponderExcluir
  7. Esse povo tá me zoando,mano?ôrra! Vamo trabalhar puetada! Sexta-feira vocês me pagam. E deixem os olhos da Aline em paz.Eu vi primeiro. Vamos botar ordem na bagaça.Vou por pimenta na sopa do Sava. Vlado

    ResponderExcluir
  8. Que é isso? Vcs não se comportam nem navegando na internet? Mas será o "benedito"? Aline Romariz inacreditável,só isso.

    ResponderExcluir
  9. rsrsrs Tô rindo muito aqui. E cantando... "soy latino americano..." Aline

    ResponderExcluir
  10. Bota ordem poeta, senão eles tomam conta do recinto. Vamos trabalhar "puetada"! Essa do Bene é velha não? "Mas será o benedito?" Alguém tinha que gritar: é o próprio. hehehehehhe

    ResponderExcluir
  11. Isso ai pessoas! Nada de tristeza. Nossa cara é a alegria e a boa poesia... Aline,primeira vez que estou vindo aqui. Adorei. Lindo como seus olhos! Carlos Eduardo

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia, Meninas! Belo post. Adorei a música. Beijos mil.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post, meninas!O Sopa é fera!
    Parabéns...ouvi as músicas tbm...qta saudade!!
    Beijos!!!
    Aninha

    ResponderExcluir
  14. Bom dia

    Tudo muito lindo,Amo vcs.


    Beijos


    Joelma

    ResponderExcluir
  15. A festa foi boa por aqui! Aline o blog palavra de mulher tá lindo demais. Bj

    ResponderExcluir
  16. Parabens por esse texto magnífico do imortal 'Zé Poeta Rodrix Emoção da Gente'- pérola permitida apenas aos autênticos poetas que puderam pinçar o silêncio do cansaço das línguas dos homens e através dos óculos da esperança ver muito mais além da Casa no Campo Eterno!!!
    Quanto a você Aline...você cintnua linda em todos os aspectos e sob todos os ângulos!
    Parabens por tudo minha poetisa linda !
    Beijo com muito carinho e com muita estima,
    George Arribas

    ResponderExcluir

Nós que fazemos o PALAVRA DE MULHER,AGRADECEMOS O SEU COMENTÁRIO!!!