domingo, 14 de junho de 2009

DISCRIMINAÇÃO,SILÊNCIO E INCOERÊNCIA...

"Você diz mongolóide ou mongol. Nós dizemos síndrome de Down. Seus amigos preferem chamá-lo de Bruno.”
O folheto com a frase e uma foto linda do filho do meio de Gilberto di Pierro, o Giba Um, também pai de Gilberto e Bianca, revolucionou a visão que o Brasil tinha dos downs. Na época, duas décadas atrás, eles eram chamados de mongolóides até por médicos e instituições especializadas, como as Apaes. Receber a notícia de ter um filho “mongolóide” – o Bruno da foto, hoje com 22 anos, inteirão, levando a vida numa boa, da sua maneira – foi difícil, mas Giba, então (e ainda hoje) um famoso colunista social, resolveu lidar com ela do jeito que sabia, usando a comunicação. Fundou o Projeto Down para incentivar pesquisas e levar informação a médicos, assistentes sociais, mães e pais de todo o país, principalmente aqueles mais sem recursos.
* O folheto de Giba um,me incentivou a olhar para essas pessoas e aprender com elas,muito mais que ensiná-las.. Já era a vida me preparando para receber uma pessoa pra lá de especial,o meu Caio.Eu como mãe de deficiente,já enfrentei discriminação e muito preconceito .Já imaginou você tendo de silenciar quando alguém fere um ser que você ama?
Talvez você não tenha noção,por que não viveu a situação na prática.Talvez se cale por que você e os seus estão dentro dos padrões que a sociedade dita como "NORMAL". Incoerente ter uma religião e se compadecer com as maldades do mundo e não fazer nada para que elas não aconteçam. Feio calar-se e postar-se no cômodo muro do não-tenho-nada-com-isso e assistir de camarote à luta de seres humanos pelo RESPEITO que é assegurado por lei.
Definitivamente,silêncio e incoerência não fazem parte do meu vocabulário. Eu nunca vou ser da turma do "deixa-disso". Eu quero um mundo melhor para os que vieram antes , comigo e depois de mim,pessoas capazes de se indignarem,de serem justas . Que saiam dos bancos das igrejas e coloquem as teorias em prática.
Eu quero a coêrencia de crianças sorrindo em parques de igualdade.Não quero ter que definir meus amigos pelas deficiências que têm,pois existem as aparentes( que creiam,são as menores) e as que se camuflam de um egoísmo mórbido,capaz de ferir , subjugar e silenciar.
A mim não interessa a paz que me desrespeita,a hipocrisia da incoerência,a ajuda que não me ajuda.A falta de educação. A mim interessa abraços e sorrisos sinceros. Gente capaz de ser gente. Que aprenda com seus erros,que se ofereça de coração aberto (e não cobre por se oferecer) a causa que não é sua,mas que um dia poderá ser.
Nunca esperem de mim o silêncio,pois é coisa que não sei fazer.Eu respeito e exijo ser respeitada.A religião que professo é a do amor . Eu luto pela dignidade .Já pararam para saber o verdadeiro sentido dessa palavra?
ALINE ROMARIZ

11 comentários:

  1. E é por essa e por outras tantas razões que nós tanto te amamos minha tia. Venha logo trazer essa força para nos encher de alegria. Amor.Ana

    ResponderExcluir
  2. Daqui do outro lado,todos nós percebemos sua indignação. Sua voz que tremia,seu silêncio que falava. Aline,lembra o que você disse no rádio um dia depois do que aconteceu com nosso irmão? Pois é,meu amor. Nós somos 7 agora, e todos nós nunca vamos silenciar.E depois de nós tem nossos filhos,nossos netos que também não serão seres humanos apáticos,que lutarão e gritarão se preciso pelo que acreditamos.Pela dignidade,pelo respeito, por educação e por justiça. Estamos todos acompanhando você,não pense que está sozinha. Sua mãe (irmã) que a ama muito. Alari

    ResponderExcluir
  3. conhecer vc foi uma das melhores experiências da minha vida. Cada vez me convenço mais do quanto sou privilégiado. Vc não é desse mundo Aline. Um beijo grande pra vc e outros mil pro Caião.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, querida amiga, por sua postura ética e coerente com a dignidade humana, tão abalada pelos ignóbeis. Adoro sua inteireza de caráter! Bjs Mel Redi

    ResponderExcluir
  5. Apesar de nunca ter vivido momentos desses, senti na pele o que quiz transmitir,um texto escrito com muita franqueza.
    Gil de Olive

    ResponderExcluir
  6. Amiga querida, você não está sozinha e saiba que seu desabafo soa como um alento para muitos que se veem como você... Tenho um irmão maravilhoso, o Teddy, que é o presente mais precioso que Deus pôde enviar ao seio de uma família... Teddy é autista e sofremos muito com o preconceito que por entidades como a Apae foi banido, marginalizado pela sociedade... mas nunca abandonado por nossa família. Hoje, Teddy tem 37 anos e graças ao amor, é muito mais desenvolvido em sua deficiência do que várias pessoas com necessidades especiais atendidas por especialistas. E sabe por quê? Muito simples: apesar de não possuirmos um "canudo" específico para falarmos de embasamento teórico, fomos diplomados e agraciados por Deus na prática! Um grande e forte abraço e Parabéns pelo grito oriundo do fundo da alma!
    Patrícia.

    ResponderExcluir
  7. Aline,é tão bonitinho a ajuda por interesses outros.Segurar a mão esporadicamente,bater palminha e mais ainda confessar-se amigo quando a primeira coisa que dizem é: sabe tal pessoa?É deficiente mas é um grande amigo. Será que não é percebido o preconceito nessa falinha que pretende ser dócil? Será que não bastaria dizer,tal pessoa é minha amiga e ponto. Moça,já disse o tanto que te respeito e te estimo? Não? Pois vc é daquelas pessoas que não pretendo perder de vista.Viu?

    ResponderExcluir
  8. Por que "último texto no blog"?
    Vc escreve tão bem e é tão saboroso ler tudo que vem de sua alma, minha amiga.
    Muito bem abordado esse tema, muita gente precisaria ler isso, saber o quanto temos a aprender
    com essas pessoas especiai que Deus coloca nas nossas vidas, às vezes.
    Um beijo e meu carinho sempre.
    Su

    ResponderExcluir
  9. Minha quase-irmã, Aline:
    Até nisso somos irmães. Tenho um filho especial, mas especial mesmo...tanto que tem alma de criança apesar dos seus 35 anos.Não direi que é fácil a convivência, direi que sempre foi maravilhosa, ele sempre me ensina, me protege, me ama. É meu companheiro de todas as horas, alegres ou tristes. Apredi tanto com ele, que resolvemos adotar gêmeos down. Novamente estou aprendendo com meus pequenos.Eles passaram a representar tudo para mim, são minha vida, são meu tudo. Com eles aprendi a ser a mulher forte que sou hoje, creia são ótimos professores.Eles só querem ser amados, nunca discriminados. Vamos em frente, minha doce irmã. Cada vez mais me orgulho de estar entre teus amigos. Te amo! Marly Costa

    ResponderExcluir
  10. Aline,primeiro quero agradecer pelo texto,"um jornalista amigo meu. Amei e choro toda vez que leio. Agora quero entender o motivo desse desabafo. Por que sei, está falando muito mais que os três substantivos que descrevem o texto. Pára de se magoar e esperar que as outras pessoas tenham a sua conduta e o seu caráter . O mundo,meu bem, está cada vez mais competitivo e pessoas como vc são os alvos. Não esqueça as palvras de Carlitos: " a persistência é o caminho do êxito" Aceita meu conselho? Continue sendo vc,isso é o que mais incomoda os invejosos. Amo

    ResponderExcluir
  11. Não admiro você a toa não é amiga? E eu conheço o Caio, ele uma pessoa linda que para mim é tão especial quanto os seus outros filhos. Te adoro! Parabéns por você ser a pessoa que é! Bj da Cida.

    ResponderExcluir

Nós que fazemos o PALAVRA DE MULHER,AGRADECEMOS O SEU COMENTÁRIO!!!